News Letter ~ABC do Budismo~

"Siga em frente!" Mas para onde?

Na cidade de Inada, província de Hitachi (atual Ibaraki), Shinran instalou-se num casebre e iniciou sua luta destemida na divulgação do budismo, nessa região cheia de crenças supersticiosas.

Esses livros aconselham: "Siga em frente; pense na vida como um período de treinamento e certamente encontrará a felicidade. Nunca esmoreça! Não saia do caminho que escolheu, seja ele qual for". Parece que muitos buscam uma mensagem de que, mesmo que o progresso seja lento, o importante é continuar avançando passo a passo. Mas que direção tomar e para onde ir são perguntas ainda sem resposta.


Shinran Shonin: A luz da humanidade

Há aproximadamente 2600 anos, na Índia, Buda Sakyamuni esclareceu o caminho que salva toda a humanidade. Hoje, podemos ouvir este ensinamento graças aos mestres que transmitiram o verdadeiro budismo da Índia para a China e da China para o Japão.


1. A orfandade e o ingresso no mosteiro

Por volta do século XII, os samurais estavam em ascensão. Em meio aos conflitos entre os clãs Genji e Heike, o Japão era assolado pela fome e miséria. Neste contexto turbulento, Shinran nasceu no dia 21 de maio de 1173, em Quioto, numa família de nobres. Seu pai chamava-se Fujiwara Arinori e sua mãe, Kikko Gozen.


2. O encontro com o verdadeiro mestre do budismo

Após 20 anos de busca incessante por respostas às suas questões, Shinran abandonou o Monte Hiei.


3. O crescimento do budismo da Terra Pura e o exílio

O comprometimento de Shinran em transmitir corretamente o ensinamento levou-o a confrontar-se com vários colegas. Shinran combatia severamente as opiniões subjetivas que resultavam em interpretações erradas do budismo.


4. Divulgação do budismo em Kanto e retorno a Quioto

Na cidade de Inada, província de Hitachi (atual Ibaraki), Shinran instalou-se num casebre e iniciou sua luta destemida na divulgação do budismo, nessa região cheia de crenças supersticiosas.